domingo, 28 de março de 2010

SEMANA SANTA

A semana Santa traz a recordação de um dos maiores ensinos do amor incondicional que a humanidade já teve, vivido em carne e osso pelo maior dos Mestres, Jesus, O Cristo. Trata-se, porém de uma lição que lamentavelmente a humanidade não tem colhido o verdadeiro significado, na medida em que permanece cometendo os mesmos erros e injustiças de outrora.

Se fizermos os exercícios de trazer o Drama de Jesus para nosso próprio mundo psicológico, podendo encontrar o Cristo no fundo de nosso coração, sofrendo e sorrindo, conforme nossos atos. “inutilmente teria Jesus nascido em Belém se não nascesse em nosso coração também. Inutilmente teria morrido e ressuscitado na Terra Santa, se não morre e ressuscita em nós também.”

Podemos encontrar também os chamados três traidores em nós mesmos, traindo nosso próprio Cristo íntimo. Judas, em nosso mundo interno, é o desejo que substitui a fé, a ganância desmedida, capaz de subjugar a tudo e a todos para saciar sua sede, passando por cima dos valores, da ética, da moral e do bom senso. Ele sempre troca as coisa sagradas pelas da matéria, os prazeres do espírito pelos dos sentidos, vendendo o Cristo por 30 moedas de prata.

Pilatos em nosso drama particular, é a mente que sempre lava as mãos, desculpando-se com evasivas cada vez que somos convidados a auxiliar um irmão, a praticar o Amor Fraterno, a salvar o Cristo da cruz.

Caifás no intimo de cada um é a má vontade para com as coisas do espírito, da alma, ou simplesmente, para com a própria consciência. É aquela voz interna que sabota uma oração, colocando-a em dúvida, é aquele sentimento de “tenho mais o que fazer” do que tirar um tempo para Deus, ou em outras palavras, para si.

Jesus não buscava seguidores, mas sim aprendizes de homens. “Se alguém queria vir após mim, Negue-se a si mesmo, carregue sua cruz e Siga-me.” Nesta passagem simbólica, o Grande Rabi indica um caminho a todo aquele que como Ele queria Ser. Ou a todo aquele que como Ele queira encarnar o Ser, morrendo em suas limitações e apegos e renascendo em suas virtudes e talentos. Sua missão era ensinar ao homem como despertar seu próprio fogo Crístico, seu princípio Divino, sua chama imortal, tal como INRI ( O fogo que alimenta incessantemente a natureza), como a fonte de vida que anima cada átomo de cada partícula de tudo que existe neste plano e em planos superiores da natureza. No entanto, poucos o compreenderam, e segue o Filho do homem sendo sacrificado e torturado na indiferença e na intolerância daqueles por quem deu sua vida.

Que o Cristo feito Logos Solar ou como particular de cada um, encontre uma boa morada no coração de todos nós.

Autoria de Edimar Jesus

Nenhum comentário: